Lana Del Lovers
Lana Del Rey - Creature from the Black Lagoon

Estaria Lana Del Rey envolvida em novo filme?

Por muitas vezes, somos surpreendidos quando Lana Del Rey divulga algum novo trabalho ou informação. Mas será que a cantora não havia dado uma pista anteriormente sobre o assunto antes de abalar com nossas vidas? Provavelmente, e é sobre isso e muito mais que iremos tratar nessa nova coluna, intitulada Bullshit.

Antes de anunciar o nome de seu novo álbum em entrevista à Billboard, Lana Del Rey havia lançado o videoclipe de Ultraviolence, faixa-título de seu disco lançado em 2014. No vídeo de 4 minutos e 24 segundos, acompanhamos os passos da cantora, completamente vestida de noiva, até o altar de uma pequena igreja em Portofino, na Itália. Agora vocês me perguntam: “Mas o que isso tem ver com o novo álbum?” Simples! Como muitos de vocês devem saber, é normal que os noivos viagem para algum lugar agradável após o casamento, ou seja, eles vão curtir a tão sonhada e esperada lua de mel (Honeymoon, em inglês). É claro que ninguém imaginaria que este seria o título do novo álbum — talvez nem a própria Lana Del Rey tinha ideia para o título até ver o vídeo, mas o que importa é que uma possível dica estava ali. Mas não é bem sobre o novo álbum que iremos falar.

Em 08 de junho de 2015, Lana Del Rey postou em seu perfil no Instagram uma foto do clássico do terror/ficção científica Creature from the Black Lagoon (Monstro da Lagoa Negra, título em português), lançado originalmente em 1954 e dirigido por Jack Arnold, que reavivou o horror da Universal Studios.

Uma expedição geológica ao Amazonas, descobre evidências fossilizadas de ligações entre animais da terra e animais aquáticos, na forma de um esqueleto com dedos com membranas. O professor Carl Maia e seu amigo David Reed, um ictiologista que trabalha em um Instituto de Biologia Marinha, conseguem dinheiro para uma nova expedição em busca de mais evidências do estranho animal. Eles vão a bordo de um barco a vapor chamado Rita, capitaneado por Lucas. Além de David, Maia e Williams, a expedição é composta ainda de Kay Lawrence, namorada de Reed, e outro cientista chamado Dr. Thompson. Quando chegam ao sítio arqueológico, eles descobrem que os homens que ali estavam foram assassinados. Resolvem buscar rastros da criatura em um lugar chamado Lagoa Negra. Mais tarde, quando Kay nada na lagoa, ela é atacada por uma misteriosa criatura anfíbia, que logo percebem tratar-se do animal que procuram.

Até aí está tudo bem, já que é normal Lana Del Rey postar trechos de obras literárias e imagens/pinturas que à inspira. Mas de acordo com o site Tracking Board, conhecido por divulgar conteúdos exclusivos do meio cinematográfico, o grande estúdio de cinema está planejando relançar seus clássicos do horror, mas com suas histórias adaptadas para um ambiente moderno, incluindo FrankensteinA MúmiaCreature from the Black Lagoon, entre outros.

Ainda de acordo com a fonte, o estúdio está fazendo de tudo para ter a atriz Scarlett Johansson, que recentemente vem se destacando em grandes filmes (Os Vingadores: Era de UltronLucy Homem de Ferro 2), para interpretar a protagonista Kay Lawrence, interpretada originalmente por Julia Adams, papel que tem sido influente para estrelas de horror do sexo feminino e “rainhas do grito” desde então.

Não é segredo para nenhum de nós que um dos sonhos de Lana Del Rey é trabalhar com filmes, seja compondo trilhas sonoras, produzindo ou escrevendo roteiros.

“Eu disse tudo que precisa antes de escrever esse disco [Born To Die]. Eu nem falo tanto assim. Deus, o que falei em entrevistas é mais do que falei em anos. Quando estava começando, objetivava escrever para filmes e é isso que estou fazendo agora. Estou muito feliz. Espero entrar na produção de filmes e ficar aí. Será minha zona de conforto. Eu queria ficar em apenas um lugar por um bom tempo.”

Ainda sobre o filme, não posso deixar de citar a incrível e clássica trilha sonora da época, que lembra vagamente algumas canções de Lana Del Rey, como o início de Lolita, e a cena em que Kay Lawrence nada pela primeira vez na Lagoa Negra, que poderia facilmente servir de referência ao videoclipe de Blue Jeans, já que a personagem nada graciosamente em seu maiô branco. Estaria Lana Del Rey envolvida com o filme?

Deixando agora o mundo cinematográfico um pouco de lado, vamos nos focar na primeira arte, a música. O produtor e cantor galês Dave Edmunds possui uma canção intitulada The Creature From The Black Lagoon, onde o músico narra brevemente os desejos da criatura retratada no filme e cita a palavra honeymoon em um de seus versos. Será que Lana Del Rey quis apenas referenciar a música através de uma foto?

Only surfaced for a companion
‘Cause of that he’s never been seen
Just a big look written in the eyes of his baby
And a cry of terror, a honeymoon scream
Só emergia por uma companhia
Por causa disso ele nunca foi visto
Só um grande olhar escrito nos olhos de seu amor
E um choro de terror, um grito de lua de mel

Após todas essas informações citadas anteriormente, podemos seguir três caminhos distintos: Lana Del Rey está envolvida de alguma forma com o remake do longa-metragem, seja na atuação ou trilha sonora; a cantora quis referenciar a música de mesmo nome do cantor e produtor Dave Edmunds; ou apenas demonstrou seu amor pelo filme ao postar a imagem. Qual caminho você deseja seguir?

Thiago Goedert

  • Carolina Araújo

    Thiago PARABÉNS!
    Que texto maravilhos, evidenciando as semelhanças entre o filme e a caminhada de Lana! Muito bem explicado! Não poderia estar melhor baby!
    <3

  • Queria tanto que ela atuasse …

  • Brad Gregorio

    verdade rodrigo