Lana Del Lovers
Lana Del Rey - Video Games

Turnstyle | A femme fatale Lana Del Rey

Por dias seguidos, eu me encontrei indo dormir e acordando com a melodia me assombrando. Uma peça que consegue ser atemporal e atual tudo em um só fôlego. Jazz com a influência de vocais. Video Games é o tipo de balada romântica que você gostaria que estivesse sendo cantada sobre você. Não faz mal que o vídeo — uma hipnotizante combinação parece vir de uma descendência direta do estilo cut-ups de William S. Burroughs e Brion Gysin’s.

Video Games não é um acaso. A outra faixa lançada por Lana Del Rey (verdadeiro nome: Lizzy Grant) é tão incrível quanto, mas com uma vibração totalmente diferente. Kinda Outta Luck é uma batida noir otimista, uma faixa dançante que pertence ao iPod de Vincent Vega. Para Kinda Outta Luck Srta. Grant uniu outra brilhante combinação estilo “mash-up” — costurando noir clássico, Pernalonga e o filme Uma Cilada Para Roger Rabbit em seu próprio confessionário no YouTube.

Delirante e bêbado da música de Lana Del Rey. Eu estendi a mão para ela e encontrei a salvação na forma de uma entrevista por e-mail.

Por quanto tempo você vem gravando agora?

Eu gravei meu primeiro LP com David Kahne quando eu tinha 21 anos. Só foi lançado por 3 meses, mas era um belo álbum. Era inconvencional, autobiográfico e cinematográfico — soava como a trilha sonora de um filme de David Lynch.

Os dois primeiros vídeos que você lançou no YouTube pareciam com um mash-up confessional consciente, você poderia nos situar em como você chegou na forma dos vídeos?

Obviamente, nenhum dos vídeos tem uma forte narrativa, eu roubei a maior parte das filmagens e editei os vídeos baseados nas deixas que uniam um ao outro. As imagens são sempre cuidadosamente escolhidas, mas selecionadas unicamente porque eu acho que as pessoas nas imagens incorporam o mesmo humor que eu tentaria capturar se eu estivesse dirigindo vídeo. A filmagem de mim mesma aparece daquela forma porque foi filmada com uma câmera barata. Eu faço o que posso com o que tenho e eu deixo meu instinto me guiar.

Eu realmente estou enamorado pelo vídeo de Kinda Outta Luck, parte pelo noir, parte pelo desenho animado. O coelho Pernalonga e Roger Rabbit foram parte da sua infância?

Eu assistia desenhos animados quando era criança mas eu os uni porque eles me pareceram bastante “americanos”. Além do mais, desvia a atenção de mim como pessoa e, esperançosamente, contribui para o comentário geral da canção. Eu realmente não gosto de ficar no caminho da música. Eu não quero que as pessoas falem sobre mim — eu só quero cantar.

Há uma eternidade em Video Games, seu canto evoca esse sentimento de saudade que parece pertencer a uma era anterior e que vai de encontro ao título da letra. O que eu não consigo dizer é se você cuidadosamente constrói as justaposições ou se surgem em você naturalmente? Você poderia dar esta introspecção a um irmão?

Há definitivamente um pensamento por trás da edição, mas eu só posso usar meu instinto como guia já que eu não tenho o dom natural de cineasta. Eu percebo agora que mais pessoas viram os vídeos e que eles não fazem sentido para todo mundo. Mas, para mim, eles parecem naturais e depois de tantos anos cantando e compondo eu só faço o que me parece certo.

Você define seu estilo como “Nancy Sinatra gângster”. Qual a alquimia por trás da definição?

Essa foi a minha tentativa de dar uma definição fofa. É de alguma forma minha apropriação enquanto incorporo muito do estilo Sinatra de cordas nas canções, mas também mantenho as batidas pesadas enraizadas no hip hop.

Que música você se pega escutando quando você quer simplesmente se deixar levar?

No momento estou ouvindo aos embalos de Las Vegas nos anos 50 e hip-hop.

Para quando poderemos esperar um novo LP?

Estamos planejando o lançamento de um EP em setembro.

****

Quanta insistência de Srta. Grant em dizer que “não é uma cineasta naturalmente dotada”. Eu digo: Que bobagem!

Tradução por Cristina Alves e Gabriela Mendes. – Equipe Lana Del Lovers.
Entrevista original por Turnstyle.