Lana Del Lovers
Lana Del Rey - Dreamland (2013)

Plágio

Imitar, arremedar, adulterar, defraudação, falsificar, copiar ou, simplesmente, plagiar. Segundo o Wikipedia, “o plágio é o ato de assinar ou apresentar uma obra intelectual de qualquer natureza (texto, música, obra pictórica, fotografia, obra audiovisual, etc.) contendo partes de uma obra que pertença a outra pessoa sem colocar os créditos para o autor original. No ato de plágio, o plagiador apropria-se indevidamente da obra intelectual de outra pessoa, assumindo a autoria da mesma.”

Em alguns casos, as semelhanças podem ser apenas coincidência, como é o caso de Video Games: assim que a música atingiu o topo das paradas, muitas pessoas notaram que a harmonia da canção lembrava a música Dromi Pou Agapisa da cantora grega Eleni Vitali.

Não rolou acusação e nem muita repercussão, pois, de fato, a maioria reconhece que não há semelhança, ou seja, não caracteriza uma cópia.

Mas nem todos os casos tem finais felizes. Com a cantora colombiana Shakira e a sua canção Loca, a justiça federal de Nova Iorque determinou que a música de 2010 é uma cópia ilegal da canção Loca con Su Tiguere do cantor dominicano Ramón Arias Vásquez. Ouvindo a versão original do músico, é possível ver que tanto a letra quanto o instrumental são os mesmos.

Até Madonna já foi acusada de copiar a banda The Salsoul Orchestra pela música Vogue. Eles acusaram a rainha do pop de utilizar os trompetes e as cordas da música Chicago Bus Stop (Ooh, I Love It). A semelhança é praticamente imperceptível, porém foi possível identificá-la com o uso de softwares avançados. Felizmente, a cantora foi absolvida do processo, pois, segundo a corte da Califórnia responsável pelo caso,  o trecho sampleado foi mínimo e trivial, logo não configurou plágio. Ufa!

Novamente na lista, mas dessa vez como a vítima da história, Madonna é apontada como uma grande inspiração para Lady Gaga, porém, para os fãs da rainha do pop, a inspiração beira a imitação. A canção Born This Way definitivamente lembra o hino Express Yourself da Madonna, porém nunca oficialmente houve uma acusação formal. Recentemente, Lady Gaga foi acusada também de roubar os aplausos da performance de Madonna no Grammy.

Também existem alguns casos onde a acusação de cópia pode ser por conta de algumas semelhanças em capas de álbuns e singles. Algumas ideias, tonalidades, posições ou até mesmo fontes são motivo para despertar a fúria dos fãs, que tem mais facilidade em identificar as afinidades entre os trabalhos.

BurningJaw9

No entanto, nem tudo é cópia e nem tudo é mal intencionado. É possível que duas pessoas pensem parecidos e produzam materiais com as mesmas bases e as mesma intenções. O plágio é caracterizado a partir do momento em que a capacidade criativa de alguém é afetada pela má fé de algumas pessoas, essas que roubam a imagem pronta de alguém, ou seja, se for copiar, dê os devidos créditos. Acusar alguém é algo muito sério, afinal, coincidências existem e samples também. Inclusive, várias canções da Lana são samples de outras músicas já conhecidas, confira aqui.

Jallison Campos

  • Thais

    vou te dizer, eu sou artista, trabalho com cinema e tudo mais, dentro do mercado mesmo. Acho legal o que disse mas vou te explicar o porque está errado. Quando você está escrevendo, criando qualquer tipo de arte, se torna totalmente impossível ser totalmente original, e quando você tem uma ideia que acha que é nova, mais de 10000000 de pessoas tiveram a mesma ideia que você. No dias de hoje, depois de tudo o que já inventaram (estou dizendo cinematograficamente, talvez musicalmente também) é praticamente impossível ser original, não copiar algo de alguém, digo 100% original.. Todo mundo tem a sua originalidade, mas isso não quer dizer que você é 100%, a Lana Del Rey é uma pessoa que copia muito sim, e isso de nenhuma forma é ruim, porque ela copia do seu jeito, ela copia homenageando os artistas, ela pega um pouco dos outros e mistura com ela mesma.. o que é totalmente natural, isso mostrar que ela uma artista de verdade, um artista de verdade, tem milhões de referencias. Se não é produto da mídia. Alguns exemplos: Take a walk on wild the side (born to die) sai do Lou Reed (Walk on the wild side) “Everything I want I have” (Without you) “Everything I want I have” Lou Reed de novo, (This magic moment” dentro de outras, como pega frases do Elvis mesmo, e outras bandas e cantores. Achei legal explicar melhor. Se fosse assim meu bem, Lana e milhões de artistas seriam processados diariamente.

    • jallison c

      Oi Thais, eu entendo, no final do artigo eu explico exatamente isso e cito o mesmo exemplo sobre duas pessoas terem a mesma ideia. Obrigado por ler!!

  • Fabio

    Achei a melodia da musica muito parecida com a de Video Games, de fato, muito parecida. Mas ainda bem que não deu em nada, pois óbviamente não foi proposital.