Pergunta: O Que É Legato Na Música?

O que é o legato e staccato?

O legato consiste em ligar as notas sucessivas, de modo que não haja nenhum silêncio entre elas. Refere-se à maneira de executar uma frase musical. Opõe-se ao staccato. É indicado na partitura por uma linha curva (ligadura), colocada acima ou abaixo das notas, ou pela palavra legato.

O que é um staccato na música?

O staccato ou «destacado» — designa um tipo de fraseio ou de articulação no qual as notas e os motivos das frases musicais devem ser executadas com suspensões entre elas, ficando as notas com curta duração. É uma técnica de execução instrumental ou vocal que se opõe ao legato.

O que significa Legatos?

Significado de Legato adjetivo, substantivo masculino Música (Trecho) executado ligando os sons, sem interrupção; ligado. Etimologia (origem da palavra legato ). Palavra italiana.

Qual a diferença entre legato e ligadura?

No caso das notas serem diferentes, a ligadura é de expressão, ou seja, o executante passa duma nota para a outra ligando-as em um mesmo som, ou seja o contrário de fazer uma pausa entre elas, mesmo muito rápida. Este tipo de execução é chamado de legato ou portamento.

Como tocar o legato?

O legato não é uma técnica em si, mas um conjunto de maneiras de tocar as notas, de acordo com o instrumento. No violão, no caso de as notas estarem na mesma corda, o legato é feito exclusivamente com a mão esquerda, martelando e puxando a corda.

You might be interested:  Resposta Rápida: O Que É Música Blues?

O que é staccato no teclado?

De acordo com o dicionário, staccato significa: Indica que, numa sequência de notas rápidas, cada uma delas deve ser nitidamente destacada das outras. Cada nota é tocada em forma de “pulo” com os dedos, ou seja, você não toca deixando sua mão nas teclas, mas sim tirando-as rapidamente.

Como funciona o staccato?

A representação do staccato nas partituras é a ilustração de um “pontinho” preto acima ou abaixo da nota. Tem como função principal dividir o valor de uma figura musical em som e silêncio com a mesma duração. O ponto, quando unido com um símbolo da partitura, reduz a duração de uma nota pela metade.

Como devemos tocar o staccato?

Você vai executar o trecho escolhido acionando os dedos para baixo e para cima em movimentos bruscos, como se estivesse arrancando as notas do instrumento. Serão ataques rápidos, que começam e terminam de uma vez e deixam um espaço de silêncio entre as notas.

Como fazer staccato no piano?

Para tocar um staccato basta você “atacar” a nota, ou seja, tocar e logo em seguida já retirar o dedo da tecla e não continuar sustentando a nota. A teoria musical diz que o staccato, também é chamado de ponto de diminuição.

Para que serve a ligadura de prolongação?

LIGADURA DE PROLONGAMENTO é uma linha curva que colocamos sobre ou sob duas ou mais notas de mesmo nome e altura para somar-lhes os valores.

O que é uma Apogiatura?

Appoggiatura ou apogiatura, (do italiano appogiare, apoiar) é uma nota característica de um intervalo melódico, escrita um grau acima ou abaixo da nota que a sucede (nota principal), retirando parte do valor desta (normalmente metade do valor, embora no tempo ternário retire apenas a terça parte).

You might be interested:  Pergunta: E Os Que Dançavam Foram Considerados Loucos Por Aqueles Que Não Ouviam A Música Nietzsche?

O que é ligadura de união?

O termo ligadura é muitíssimo empregado na linguagem musical e está relacionado tanto com a duração quanto para a expressividade. Mas afinal: o que é ligadura em música? A Ligadura, quando de valor, soma frações de tempo presentes em um mesmo compasso ou também aquelas que ultrapassam a medida de um compasso.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *