Resposta Rápida: Analisando A Letra Da Música Monte Castelo Pode-Se Afirmar Que A Figura De Linguagem Predominante É?

Qual a figuras de linguagem na música Monte Castelo?

“O poema de Luís de Camões incorporado à música ‘ Monte Castelo ‘ diz ‘o amor é um contentamento descontente, é um cuidar que se ganha sem perder’. Ela traz elementos opostos, ao falar desse ‘contentamento descontente’ e que dói ao mesmo tempo em que não se sente. Dessa forma, temos a figura do paradoxo”, diz Alonso.

Que figura de linguagem nós podemos ver nesse verso o amor e o fogo que arde sem se ver?

Para desenvolver as preposições, o poeta Camões usa outro recurso linguístico chamado antítese, que consiste em uma figura de linguagem onde ocorre a aproximação de ideias opostas de sentido. Outros recursos utilizados por Camões nesse poema são as dualidades e ambiguidades de sentido.

You might be interested:  FAQ: Música Mais Tocada No Brasil No Dia Em Que Nasci?

É possível observar no trecho destacado a seguinte figura de linguagem?

É possível observar, no trecho sublinhado, a seguinte figura de linguagem: a) Metonímia. A hipérbole é uma figura de linguagem que consiste em expressar uma ideia com exagero, observada principalmente no verso “Eu nasci há dez mil anos atrás”.

Que figura de linguagem está presente na expressão fogo que arde sem se ver indicada no primeiro verso do poema?

O poema tem, como característica, a figura de linguagem denominada antítese, relação de oposição de palavras ou ideias. Assinale a opção em que essa oposição se faz claramente presente. a) “Amor é fogo que arde sem se ver.” e) “Se tão contrário a si é o mesmo Amor?”

O que quer dizer a música Monte Castelo?

A canção Monte Castelo, que tem sua letra constituída basicamente por recortes de Camões e da Bíblia (…), é o nome de uma região ao norte da Itália, onde foi travada a chamada Batalha de Monte Castello. Foi lá que militares de brasileiros e estadunidenses combateram soldados alemães ao fim da segunda guerra mundial.

Quais são os textos que fazem intertextualidade com a música Monte Castelo?

A letra da música “ Monte Castelo ” de Renato Russo é um exemplo de intertextualidade, isto é, retoma um texto da Bíblia – I Coríntios, capítulo 13 e o soneto de Camões “O amor é fogo que arde sem se ver.

Qual o significado da frase amor é fogo que arde sem se ver?

Nesse trecho, a aproximação de sentidos impossíveis, como o fogo que não se vê, a dor de ferida que não dói, a alegria triste e a dor que é sentida, sem que se sinta, mostra a natureza do que é o amor: um sentimento que nos leva a ideias controversas sem que se perca seu sentido.

You might be interested:  FAQ: Música Para Que Entre O Rei Da Glória?

De quem é o poema amor é fogo que arde?

143-167, 1999. CAMÕES, Luiz Vaz de. Amor é fogo que arde sem se ver.

Como identificar uma antítese?

Como identificar uma antítese? É possível observar a antítese pela presença de palavras, expressões ou mesmo orações com sentidos contrários. Veja um exemplo: O namoro de Paulo e Carla era baseado em amor e ódio.

O que são figuras de linguagem exemplos?

Figuras de palavras ou semânticas: estão associadas ao significado das palavras. Exemplos: metáfora, comparação, metonímia, catacrese, sinestesia e perífrase. Figuras de som ou harmonia: estão associadas à sonoridade das palavras. Exemplos: aliteração, paronomásia, assonância e onomatopeia.

O que é perífrase e exemplos?

A perífrase é um exemplo de “fazer rodeios”, ou seja, não ser direto e objetivo. Normalmente, a perífrase é formada por uma expressão que reúne características ou qualidades que descrevem a palavra que o locutor deseja referir. Exemplo: “A cidade luz é bela”, neste caso, a chamada “cidade luz” é uma referência a Paris.

O que é paradoxo é um exemplo?

É uma declaração aparentemente verdadeira, mas que leva a uma contradição lógica ou que contradiz a intuição comum. Alguns exemplos de paradoxo como figura de linguagem são: “O nada é tudo”, “Eu estou cheio de me sentir vazio”, “O silêncio é o melhor discurso”.

Qual a figura de pensamento presente na frase abaixo Justifique sua resposta amor é fogo que arde sem se ver É ferida que dói e não se sente Luís de Camões?

O paradoxo ocorre nas relações “arde” e “sem se ver”; “dói” e “não se sente”.

Qual a figura de linguagem presente na frase Dói-me nas veias amargo e quente?

É, portanto, uma metáfora. E as metáforas continuam nas expressões volúpia ardente, tristeza esparsa, remorso vão. Todas se remetem à forma como o verso se apresenta para o eu lírico.

You might be interested:  FAQ: Quem Canta A Música Moça Sai Da Sacada?

O que significa gradação em português?

A gradação é a figura de linguagem que utiliza uma sequência de palavras ou expressões para intensificar ou amenizar progressivamente uma ideia.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *